Segurança Contra Incêndios

Medidas de Autoproteção

Partilha

As medidas de autoproteção são disposições de organização e gestão da segurança, que têm como objetivo incrementar a segurança de pessoas e dos edifícios ou recintos face ao risco de incêndio, e compreendem no seu conjunto medidas de prevenção, preparação e resposta, e englobam todos os níveis dentro de uma organização (in site ANPC).

MAP

A legislação

As medidas de autoproteção aplicam-se a todos os edifícios e recintos, incluindo os existentes à data de entrada em vigor da legislação do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios – Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei 224/2015 de 9 de outubro, e do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios – Portaria n.º 1532/2008, de 29 de Dezembro.

O incumprimento da legislação supra mencionada poderá levar à aplicação de coimas que poderão chegar aos 40.000Euros.

Porquê trabalhar connosco?

A Ambiglobal possui técnicos com certificação de especialização, autorizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), devidamente habilitados na elaboração das medidas de autoproteção da sua empresa, bem como na elaboração do vosso Projeto de Segurança Contra Incêndios.

Solicite-nos orçamento, é grátis!

Para mais informações contacte-nos:

Telemóvel: 919 188 668

E-mail: catiagoncalves@ambiglobal.com

Perguntas frequentes

Sou obrigado a elaborar as medidas de autoproteção?
Todos os edifícios e ou recintos são obrigados a elaborar as Medidas de Autoproteção, em função da sua Utilização Tipo (UT) e da respetiva classificação da categoria de risco.
Nos edifícios habitacionais apenas é obrigatório implementar Medidas de Autoproteção nos espaços comuns (condomínios).
Sou obrigado a ter uma planta de emergência?
Todos os estabelecimentos têm uma categoria de risco calculada para a sua Utilização Tipo. Dependendo da categoria e Utilização Tipo pode ter a obrigação de existência de plantas de emergência.
Tenho uma loja arrendada num centro comercial. Necessito de elaborar as Medidas de Autoproteção?
Todos os estabelecimentos próprios ou arrendados devem elaborar as medidas de Autoproteção, sendo que em lojas de Centro Comercial as mesmas devem estar integradas com as Medidas de Autoproteção do próprio Centro Comercial.
A quem é que se deve entregar as MAP?
Ao Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS – ANPC).
Onde poderei obter mais informações?
No site da Proteção Civil em : http://www.proteccaocivil.pt/SegurancaContraIncendios/Pages/IncendioemEdificio.aspx
top
Menu